segunda-feira, 16 de agosto de 2010

As Oficinas do Prof. Celso Aragão são dedicadas
ao ensino de Língua Portuguesa e ministradas
na sede da Editora Espaço Jurídico

Endereço: Av. Antônio Carlos, 607 - Sobreloja
 (em frente ao Fórum)
Rio de Janeiro / RJ
Tel. 2220.2096 / 2262.6612 / 2262.0047

I – Oficinas oferecidas:

A. Oficina PBI – Oficina de Português Básico
com Interpretação de Textos

1. Turnos
Tarde (quartas-feiras): 14h às 17 / Noite (quartas-feiras): 18h às 21h
2. Mensalidade
Módulo de 4 encontros de 3h, total - 12h): R$ 80,00
3. Cronograma dos Módulos
  • Agosto/10 (SPS - Sintaxe do Período Simples):
1ª. aula: 04/8; 2ª. aula: 11/8; 3ª. aula: 18/8, 4ª. aula: 25/8;
  • Setembro/10 (SOP - Sintaxe das Orações e do Período):
1ª. aula: 01/9; 2ª. aula: 15/9; 3ª. aula: 22/9, 4ª. aula: 29/9 
                                                                                                                         * Recesso em 8 set.
  • Outubro/10 (SPC - Sintaxe do Período Composto):
1ª. aula: 06/10; 2ª. aula: 13/10; 3ª. aula: 20/10, 4ª. aula: 27/10;
  • Novembro/10 (CGS - Classes Gramaticais e Semântica):
1ª. aula: 03/11; 2ª. aula: 10/11; 3ª. aula: 17/11, 4ª. aula: 24/11;
  • Dezembro/10 (MSP - Morfossintaxe dos Pronomes):
1ª. aula: 01/12; 2ª. aula: 08/12; 3ª. aula: 15/12, 4ª. aula: 22/12;
  • Janeiro/11 (VCL - Verbos e Construção Linguística):
1ª. aula: 12/01; 2ª. aula: 19/01; 3ª. aula: 26/01, 4ª. aula: 02/02;
  • Fevereiro/11 (CCC - Conectores: Coesão e Coerência):
1ª. aula: 09/02; 2ª. aula: 16/02; 3ª. aula: 23/02, 4ª. aula: 02/03.

B. Oficina PAR – Oficina de Português Avançado com 
Redação e Reescrituras
                                                           1. Turnos
1.1. Agosto a Dezembro/2010:
Tarde (segundas-feiras): 14 às 17h - Noite (segundas-feiras): 18h às 21h
1.2. A partir de janeiro/2011:
Tarde (terças-feiras): 14h às 17h - Noite (terças-feiras): 18h às 21h
2. Mensalidade
Módulo de 4 encontros de 3h, total - 12h): R$ 80,00
3. Cronograma dos Módulos:
  • Agosto/10 (CGS - Classes Gramaticais e Semântica):
1ª. aula: 02/8; 2ª. aula: 09/8; 3ª. aula: 16/8, 4ª. aula: 23/8;
  • Setembro/10 (MSP - Morfossintaxe dos Pronomes):
1ª. aula: 30/8; 2ª. aula: 06/9; 3ª. aula: 13/9, 4ª. aula: 20/9;
  • Outubro/10 (Módulo VCL - Verbos e Construção Linguística):
1ª. aula: 27/09; 2ª. aula: 04/10; 3ª. aula: 11/10, 4ª. aula: 18/10;
  • Novembro/10 (Módulo CCC - Conectores: Processos de Coesão                          e Coerência):
    1ª. aula: 25/10; 2ª. aula: 01/11; 3ª. aula: 08/11, 4ª. aula: 22/11 
                                                                                                                                          * Recesso: 15 nov.
    • Dezembro/10 (Módulo SPS - Sintaxe do Período Simples):
    1ª. aula: 29/11; 2ª. aula: 06/12; 3ª. aula: 13/12, 4ª. aula: 20/12;
    • Janeiro/11 (SOP - Sintaxe das Orações e do Período):
    1ª. aula: 11/01; 2ª. aula: 18/01; 3ª. aula: 25/01, 4ª. aula: 01/02;
    • Fevereiro/11 (SPC - Sintaxe do Período Composto):
    1ª. aula: 08/02; 2ª. aula: 15/02; 3ª. aula: 22/02, 4ª. aula: 01/03.

    II Objetivos e Dinâmica das Oficinas PBI e PAR
    A. Objetivos:
    Como os próprios nomes já esclarecem, as Oficinas PBI – Português 
    Básico com Interpretação de Textos e PAR – Português Avançado 
    com Redação e Reescrituras possuem objetivos bem definidos: primeira 
    enfatiza a leitura, a intelecção e a interpretação; a segunda, a produção e 
    reescritura de textos. Uma busca o trabalho de base, com teoria mínima 
    múltiplos exercícios de fixação e domínio do programa;outra explora a 
    extensão dos conhecimentos, com questões clássicas de concurso, frases
    para corrigir e inúmeros exercícios de redação e reescritura.
    A intenção é a de que a PBI se volte sobretudo aos concursos de nível 
    médiomas que não seja tão básica que beire a mediocridade; e a oficina  
    PARembora centrada nos concursos de nível superior, não se revele tão 
    avançada que se torne inacessível aos recém-chegados.
    Por ser importante, convém lembrar que as Oficinas PBI e PAR têm nos 
    concursos públicos o seu principal alvo, porém objetivam um trabalho que 
    venha igualmente atender àqueles que tão só querem atualizar-se no campo
    linguístico.          
    B. Dinâmica das Oficinas:
    Apesar de possuírem objetivos e rituais próprios, as Oficinas PBI PAR 
    não só têm em comum a regularidade, pois funcionam de janeiro a
    dezembro, circularmentecomo ainda as atividades direcionadas à
    interpretação e redação de textos. Ambas também se pautam pela 
    objetividade e dinâmica das aulas, de sorte que todos possam 
    acompanhá-las com pleno proveito. 
    As aulas são suficientemente enriquecedoras; e os alunos, 
    independentemente das dificuldades, podem consolidar, de forma 
    gradativa e segura, os conhecimentos necessários às suas metas, 
    seja quanto à preparação para concursos públicos, seja quanto à 
    preocupação de atualizar-se para a vida profissional, seja ainda quanto 
    ao simples diletantismo.
    Para bem conhecer o trabalho dessas oficinas, é importante saber ainda que:
    1) Tanto a Oficina PBI quanto a PAR desenvolvem trabalho de domínio dos 
    conteúdos gramaticais segundo orientação que privilegia apenas a teoria 
    indispensávelvisando-se sempre à leitura e compreensão, à produção e 
    reescritura de textos, bem como aos mecanismos que permitam pensar a 
    língua como organismo vivo e refletir mais criticamente a realidade imediata;
    2) Todas as aulas são ricas em exercícios ─ objetivos e discursivos ─, 
    notadamente em questões consagradas nos concursos públicos, com 
    enfoque de bancas examinadoras diferentes;
    3) No trabalho de interpretação das Oficinas PBI e PAR, parte-se 
    geralmente de textos e questões de concurso; no de redação, não se 
    corrige aleatoriamente o texto: a correção é personalizada, com a 
    presença do aluno que o produziu;
    4) As Oficinas PBI e PAR são ministradas em 7 (sete) módulos circulares 
    de quatro encontros semanais de três horas ─ cadamódulo, 12 horas;
    os sete(cerca de 7 meses), 84 horas;
    5) Os módulos são circulares e possibilitam ao aluno iniciar seus estudos
    por qualquer um deles, no momento que mais lhe convenha ─ no sétimo, 
    terá completado os conteúdos da oficina escolhida. Isso é possível  porque 
    em todas as aulas se exploram pré-requisitos do conteúdo estudado,
    como também se avança, dosadamente, em questões de futuros módulos, 
    numa dinâmica RAR (revisar-avançar-revisar)mediante a qual cada aula
    é fácil de acompanhar, seja qual for o momento de ingresso na oficina;
    6) Se acontece de surgir um grande concurso, de interesse de muitos, além
    dessas duas oficinas regulares, oferece-se aos alunos, segundo suas 
    necessidades, a Oficina RIA – Redação Intensiva  com Acompanhamento
    e a PBE – Oficina de Provas de Banca Específica, a exemplo das 
    ministradas durante o mês de agosto/2010, cujo alvoé a Banca Cespe/UnB
    que relizará o próximo concurso do MPU - Ministério Público da União.

    III – Sequência dos Módulos das Oficinas PBI e PAR
    A programação das Oficinas PBI e PAR se completa em cerca de 7 (sete) 
    meses, porém, como alguns alunos têm pressa, é possível assistir, 
    simultaneamente, às aulas das duas oficinas e completar todos os 
    módulos em, aproximadamente, 4 (quatro) meses.
    Veja, abaixo, quadro comparativo com a sequência de módulos das 
    Oficinas PBI e PAR:

    Oficina
    Ago
    2010
    Set
    2010
    Out
    2010
    Nov
    2010
    Dez
    2010
    PBI
    SPS
    SOP
    SPC
    CGS
    MSP
    PAR
    CGS
    MSP
    VCL
    CCC
    SPS


    Oficina
    Jan
    2011
    Fev
    2011
    Mar
    2011
    Abr
    2011
    Mai
    2011
    Jun
    2011
    PBI
    SPS
    SOP
    SPC
    CGS
    MSP
    MSP
    PAR
    CGS
    MSP
    VCL
    CCC
    SPS
    SPS
     Legenda:
    ● SPS - Sintaxe do Período Simples;
    ● SOP - Sintaxe das Orações e do Período;
    ● SPC - Sintaxe do Período Composto;
    ● CGS - Classes Gramaticais e Semântica;
    ● MSP - Morfossintaxe dos Pronomes;
    ● VCL - Verbos e Construção Linguística;
    ● CCC - Conectores: Processos de Coesão e Coerência.

    IV – Conteúdo Programático dos Módulos das 
    Oficinas PBI e PAR

    1. SPS - Sintaxe do Período Simples
    ─ Oração nas Ordens Direta e Indireta: implicações;
    ─ Sujeito: classificação e importância na concordância verbal;
    ─ Concordância Verbal;
    ─ Predicação Verbal.
    Apêndice
    ─ Complementos Verbais X Predicativo; ─ Pontuação (casos gerais);
    ─ Predicados Verbal, Nominal e Verbo-nominal; ─ O Texto e sua Leitura;
    ─ Regência: Nominal e Verbal; recorrência e inferência;
    ─ Estudo da Crase: casos gerais e implicações.
    2. SOP - Sintaxe das Orações e do Período
    ─ Vozes do Verbo: leitura e Reescritura;
    ─ Relações entre os Termos da Oração: sujeito X complementos verbais,
    sujeito X agente da passiva, adjuntos;
    ─ Complemento Nominal X Adjunto Adnominal;
    ─ Adjunto Adverbial: conceito e circustâncias;
    ─ Aposto e Vocativo.
    Apêndice
    ─ Estudo do SE;
    ─ Fonética Básica;
    ─ Figuras de Sintaxe;
    ─ Acentuação Gráfica.
    3. SPC - Sintaxe do Período Composto
    ─ Frase, Oração e Período;
    ─ Coordenação e Subordinação;
    ─ Orações Coordenadas: possibilidades semânticas.
    Apêndice
    ─ Orações Subordinadas Adverbiais;
    ─ Linguagem Figurada;
    ─ Orações Subordinadas Substantivas;
    ─ Modalizadores Textuais;
    ─ Orações Subordinadas Adjetivas;
    ─ Orações Desenvolvidas, Reduzidas e Justapostas.
    4. CGS - Classes Gramaticais e Semântica
    ─ Classes Variáveis e Invariáveis: visão geral;
    ─ Substantivos, Adjetivos e Advérbios;
    ─ Pronome Substantivo e Pronome Adjetivo: implicações;
    ─ Numeral Substantivo e Numeral Adjetivo: implicações;
    ─ Flexão Nominal e Plural dos Compostos.
    Apêndice
    ─ Concordância Nominal;
    ─ Sinônimos e Antônimos e Homônimos;
    ─ Estilística dos Artigos e Parônimos;
    ─ Emprego das Formas Nominais do Verbo;
    ─ Denotação e Conotação;
    ─ Polissemia.
    5. MSP - Morfossintaxe dos Pronomes
    ─ Pronomes e Processos do Texto;
    ─ Pronomes substantivos, adjetivos e adverbiais;
    ─ Classificação e Identificação dos Pronomes;
    ─ Morfossintaxe dos Pronomes Pessoais;
    ─ Morfossintaxe dos Pronomes Possessivos;
    ─ Emprego dos Pronomes Indefinidos e interrogativos;
    ─ Morfossintaxe dos Pronomes Relativos.
    Apêndice
    ─ Morfossintaxe dos Pronomes Demonstrativos;
    ─ Emprego do Hífen;
    ─ Referências Dêitica, Anafórica e Catafórica;
    ─ Divisão Silábica e Translineação;
    ─ Colocação dos Pronomes;
    ─ Emprego de Letras.
    6. VCL -Verbos e Construção Linguística
    ─ Verbo: conceito e importância textual;
    ─ Flexões do Verbo.
    Apêndice
    ─ Semântica dos Modos e Tempos Verbais;
    ─ Palavras de Grafia Difícil;
    ─ Conjugação dos Tempos Simples;
    ─ Nomes e Verbos: elementos mórficos;
    ─ Conjugação dos Tempos Compostos;
    ─ Composição, Derivação: processos;
    ─ Verbos Consagrados em Concurso Público;
    ─ Classificação dos Verbos;
    ─ Vozes do Verbo e Reescrituras.
    7. CCC - Conectores: Processos de Coesão e Coerência
    ─ Conectores: Coesão e Coerência Textual;
    ─ Preposições: tipos;
    ─ Valores relacional e nocional.
    Apêndice
    ─ Estudo das Conjunções Coordenativas: semântica e reescritura;
    ─ Estudo da palavra QUE;
    ─ Estudo das Conjunções Subordinativas: semântica e reescritura;
    ─ Paralelismos Sintático;
    ─ Regência dos Pronomes Relativos e Semântico.

    Um comentário:

    1. Olá Professor Celso!
      A Oficina PAR tem o mesmo funcionamento
      da antiga OPA, com a frase do dia
      e depois a teoria?

      Ricardo
      ricobrj@gmail.com

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